Detalhes do Processador do Galaxy Z TriFold São Revelados
Após expectativas de que a Samsung apresentaria seu primeiro smartphone dobrável em três partes durante o evento Galaxy Unpacked deste mês, a empresa optou por não antecipar novidades. No entanto, confirmou oficialmente que o lançamento ocorrerá ainda este ano. Agora, surgem informações confiáveis sobre o processador que irá equipar o aguardado Galaxy Z TriFold.
Snapdragon 8 Elite Equipará o Novo Tri-Fold
Rumores já indicavam que o primeiro tri-fold da Samsung utilizaria um chip Qualcomm. Investigando mais a fundo, o portal Android Authority encontrou, na versão beta interna do One UI 8, uma linha de código que traz os termos “siop_q7mq_sm8750”. Sabe-se que “Q7M” é o codinome do tri-fold da Samsung, enquanto “SM8750” refere-se ao Snapdragon 8 Elite.
Com isso, fica evidente que o Galaxy Z TriFold será equipado com o processador Snapdragon 8 Elite For Galaxy, fabricado em 3nm – o mesmo chip que aparece no Galaxy Z Fold 7. O dispositivo deve sair de fábrica com o sistema Android 16 rodando a interface One UI 8 e receberá sete atualizações principais do Android, além de sete anos de patches de segurança.
Especificações, Preço e Lançamento
Segundo vazamentos anteriores, o Galaxy Z TriFold contará com uma tela dobrável de 10 polegadas e duas dobradiças, além de três câmeras traseiras, repetindo o padrão do Z Fold 7. Diferentemente do Huawei Mate XT, o modelo da Samsung terá uma tela de cobertura e uma tela interna que se dobra duas vezes para dentro, protegendo todos os componentes quando o aparelho está fechado e, assim, garantindo maior durabilidade.
O preço estimado é de cerca de 4 milhões de wons sul-coreanos (aproximadamente US$ 2.876), posicionando-se como o smartphone mais caro já lançado pela Samsung. A previsão é que o aparelho chegue ao mercado em outubro de 2025, inicialmente disponível apenas na China e Coreia do Sul. Uma versão global poderá ser lançada no ano seguinte, dependendo da aceitação do público.
Chipset Era Esperado Para o Novo TriFold
O uso do Snapdragon 8 Elite no Galaxy Z TriFold não chega a ser uma surpresa. Esse é atualmente o chip mais avançado disponível para smartphones Android e também é utilizado na linha Galaxy S25 e no Galaxy Z Fold 7. Embora exista a possibilidade teórica de a Samsung adotar outro processador, como o Exynos 2500 do Galaxy Z Flip 7, não faria sentido lançar seu modelo mais premium sem o melhor hardware possível.
Por outro lado, havia dúvidas se a Samsung poderia optar por um chip menos potente para reduzir custos, mas a presença do Snapdragon 8 Elite confirma o foco em desempenho máximo, ainda que o preço final seja elevado.
Lançamento Impulsionado pelo Ciclo dos Chips
A escolha pelo Snapdragon 8 Elite também indica que o lançamento do Galaxy Z TriFold deve ocorrer em breve. A partir do final de 2025, a expectativa é de que cheguem ao mercado os primeiros dispositivos equipados com o Snapdragon 8 Elite 2. Se a Samsung não planejasse lançar o novo dobrável nos próximos meses, provavelmente já adotaria a próxima geração do processador em vez do modelo atual.