A Apple introduziu o suporte ao padrão de mensagens RCS (Rich Communication Services), desenvolvido pela indústria de telecomunicações, no iOS 18. O RCS foi criado para adicionar recursos avançados de mídia e funcionalidades às mensagens, permitindo maior compatibilidade entre diferentes sistemas operacionais. O Google adotou o RCS no Android há cerca de cinco anos, tornando-o disponível na maioria dos aparelhos que utilizam Android 5 (Lollipop, lançado em 2014) ou versões mais recentes. No entanto, a utilização do padrão requer atualizações das operadoras, algo que já foi implementado pela maioria delas.
Ao ativar o RCS no iPhone, os usuários de Android podem enviar e receber mensagens com informações e formatos que antes eram limitados a comunicações entre dispositivos Android (via RCS) ou entre dispositivos Apple (via iMessage). Entre essas funcionalidades estão os recibos de leitura, que mostram quando a mensagem foi visualizada pelo destinatário (se essa opção estiver habilitada), as reações com emojis, mensagens de áudio e textos muito longos. No aplicativo Mensagens, as mensagens enviadas via iMessage aparecem em balões azuis, enquanto as mensagens via SMS, MMS e RCS aparecem em balões verdes.
Para ativar ou desativar o RCS no iPhone 18, basta acessar Configurações > Apps > Mensagens > Mensagens RCS. Caso opte por desativar o RCS, isso não impedirá a comunicação com usuários de Android. Nesse caso, o iPhone continuará utilizando os protocolos SMS ou MMS para interagir com esses dispositivos.
Limitações e Segurança
Embora o suporte ao RCS no iPhone traga avanços, ele ainda apresenta algumas limitações. O recurso, por exemplo, não suporta mensagens em grupo. Além disso, o RCS da Apple ainda não oferece criptografia de ponta a ponta, algo já disponível entre dispositivos Android que utilizam o RCS e também obrigatório no iMessage. No caso das mensagens enviadas entre iPhone e Android, os dados são transmitidos de forma semelhante a uma conexão segura na web: as mensagens são criptografadas e descriptografadas por servidores intermediários, e não exclusivamente pelos dispositivos dos usuários.
Um esforço está sendo realizado pela indústria de tecnologia para desenvolver um padrão de criptografia que permita à Apple implementar uma solução mais robusta para as mensagens RCS no futuro.