A Apple anunciou que, com o lançamento do visionOS 26 previsto para o outono, os controles Sense do PlayStation VR2 da Sony passarão a ser compatíveis com o headset Vision Pro. A medida amplia as opções de controle para jogos na plataforma de realidade mista da empresa, que já oferecia suporte para joysticks do Xbox e PlayStation tradicionais. No entanto, essa novidade chega com um obstáculo relevante: os controles Sense não estão disponíveis para venda separadamente.
Até o momento, a única forma de adquirir os controles é comprando o pacote completo do PlayStation VR2, que inclui também o headset da Sony. Esse conjunto tem preço sugerido de cerca de R$ 2.300, mas pode ser encontrado por valores próximos de R$ 2.000 em revendedores. Embora isso possa parecer um bom negócio para quem já investiu aproximadamente R$ 20 mil no Vision Pro, resta a dúvida sobre o que fazer com o headset VR2 que vem incluso e que não é compatível com o dispositivo da Apple.
A Sony, por sua vez, ainda não confirmou planos para comercializar os controles de forma avulsa. Em resposta ao site alemão heise online, a empresa afirmou que “os controles Sense para o PlayStation VR2 não estão disponíveis separadamente” e que não há previsão se ou quando isso irá mudar. Assim, os interessados em testar o novo recurso durante a fase beta do visionOS 26 precisam adquirir todo o conjunto, o que pode afastar muitos usuários.
Outra questão levantada é o custo potencial dos controles caso sejam vendidos separadamente no futuro. Considerando que a estação de recarga dos Sense Controllers custa cerca de R$ 300, estima-se que os controles isoladamente possam ter um preço entre esse valor e o total do kit VR2, o que ainda os colocaria em uma faixa de preço relativamente elevada.
Apesar dessas barreiras, a novidade tem animado desenvolvedores independentes. O projeto ALVR, que permite o streaming de jogos SteamVR para o Vision Pro, já trabalha para incorporar suporte aos controles Sense. Segundo o site UploadVR, versões de teste da integração já estão disponíveis para desenvolvedores por meio da plataforma TestFlight.
Atualmente, o ALVR ainda depende de entradas simuladas via SteamVR para rastreamento das mãos, o que pode limitar a experiência em alguns jogos, especialmente no uso de botões e sticks. A compatibilidade direta com os controles Sense promete resolver essas limitações, oferecendo uma experiência de jogo mais precisa e fluida no Vision Pro.
Embora o suporte inicial esteja restrito ao título esportivo “Pickle Pro”, da Resolution Games – conhecida por jogos como “Racket Club” para o Meta Quest –, espera-se que novos títulos compatíveis sejam anunciados em breve. Com isso, a Apple reforça sua aposta no potencial dos jogos em realidade mista, ainda que a acessibilidade aos controles continue sendo um desafio para o público.